Como a mentoria de negócios pode ajudar escolas a sair da crise

Profa Patricia Crepaldi

Em tempos de crise, muitos profissionais têm colocado seus serviços no mercado para auxiliar empreendedores com seus negócios, porém precisamos especificar como cada um desses profissionais atua para contratarmos a melhor solução para nossa instituição de ensino.

Um dos profissionais do momento é o Coach, esse profissional trabalha com comportamento humano, ele utiliza técnicas para aperfeiçoar o comportamento da pessoa moldando-a para atingir determinada meta.

Já o Consultor é o profissional, especialista em uma área de atuação, que é contratado para executar um serviço ou estudo para uma empresa, instituição, governo ou pessoa física. Ele tem método, conhecimento, prazos a serem cumpridos e entrega um produto final que é o serviço/estudo para o qual foi contratado.

O Educador é aquele profissional que capacita outros profissionais em áreas específicas onde a pessoa não possui conhecimento, desenvolvendo através desse conhecimento, habilidades e competências, através de cursos, grupos de estudos e palestras.

O Mentor de Negócios* é o profissional que auxilia os gestores a encontrar os melhores caminhos para a solução dos problemas ou para buscar novas possibilidades para seus empreendimentos.

Conforme definição de Eduardo Nogueira, a mentoria de negócios é “um processo que inclui apoiar, subsidiar com dados e informações, levar à reflexão e estimular o aprendizado organizacional, valendo-se, para isso, de uma metodologia que o subsidie”.

O Mentor de Negócios em geral, é alguém experiente na área de gestão podendo ter expertise em alguma área específica (Finanças, marketing, recursos humanos, etc), e conhecedor do segmento ao qual a empresa que está atendendo pertence (Comércio, Indústria, Serviços, Educação, Start ups, etc), por isso ele, através de uma metodologia (que não é dar palpite sobre o negócio do seu cliente baseado nas suas experiências) irá auxiliar o empreendedor a encontrar as melhores soluções.

Posto isso, como o mentor de negócios pode auxiliar os gestores escolares?

Sabemos que a escola é um organismo dinâmico, cheio de particularidades e nem sempre um profissional externo consegue compreender essa complexidade e atender os gestores escolares de maneira eficaz, pois um Coach trabalha com metas, mas muitas vezes a escola não tem uma meta, ela tem um problema, uma crise a ser resolvida, já o o Consultor trabalhando com demandas especificas não vai auxiliar o gestor escolar na solução de problemas, ele executa serviços e o Educador, ensina, treina e capacita, o que muitas vezes o gestor escolar já está farto de conhecimento, mas precisa de soluções.

Sendo assim, a Mentoria de Negócios se torna a metodologia mais adequada para auxiliar os gestores, pois o Mentor de Negócios trabalha com os dados apresentados pelo seu cliente, gerando junto com ele, planos de ação através de uma conversa direcionada e técnica dentro das suas possibilidades e realidade.

Essa metodologia gera um comprometimento entre mentor e cliente, sendo o segundo responsável pela execução dos planos de ação e consequentemente pelos resultados obtidos, pois o gestor é o principal interessado, além de conhecer profundamente seu negócio é suas possibilidades de ação, o Mentor de Negócios é um apoiador desse processo.

Além disso, a Mentoria de Negócios é a metodologia de apoio aos gestores mais barata do mercado, pois o atendimento é flexível, não possuindo pacotes mínimos de atendimentos ou contratos complexos e longos, pois em até uma sessão o gestor pode encontrar as respostas e os caminhos para a solução de suas questões. Totalmente acessível a todos os padrões de negócios e escolas.

A Coletivo Educação, possui Mentoras de Negócios qualificadas na metodologia InnMentoting, reconhecida nacionalmente como a melhor metodologia para mentoria de negócios e associadas à ABMEN- Associação Brasileira de Mentores de Negócios, além de profissionais experientes no segmento educacional e na gestão de negócios, aptas a auxiliar os gestores escolares a encontrar as melhores soluções.

Agende uma sessão e conheça mais como a Mentoria de Negócios pode revolucionar a gestão da sua escola.

*Existem outros tipos de mentoria que não são voltadas para negócios, mas para o desenvolvimento humano e por serem semelhantes ao processo de Coach, não estou mencionado nessa matéria.